segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Reforma e Revitalização da Capela e Biblioteca

O Colégio Franciscano Santíssima Trindade realiza um processo de modificações e melhoramentos em sua infraestrutura.
Por se tratar de uma instituição franciscana de ensino, chegamos a conclusão de que o coração da escola se divide em dois pontos fundamentais:
  1. Biblioteca, enfatizando o ensino;
  2. Capela, valorizando a fé e a religiosidade.
Pensando nisso, criei uma nova forma de ver o prédio central da escola. A partir de agora, nele está concentrado esse núcleo que denominamos "Coração do STS". A capela está sendo remodelada e modernizada, assumindo função de espaço sagrado mantendo a sua suntuosidade e algumas de suas caracteristicas, como por exemplo o uso de vitrais.
A biblioteca, por sua vez, atualmente deslocada do eixo principal do fluxo dos alunos, passará a compor esse novo núcleo, num espaço arrojado, amplo e próprio para pesquisa e estudos.

Acredita-se que a escola vai ter ganhos em produtividade e que os alunos se sentirão estimulados a frequentarem esses novos espaços.

Capela original:


  • Idéia de novo layout da capela: reduzida e valorizada como espaço sagrado:

Biblioteca Original:
  • Acesso:


  • Espaço pesquisa e estudos:



  • Acervo:


  • Proposta para a Biblioteca, que terá seu acesso pelo pátio da escola e será dividida em 1º andar com mesanino e 2º andar.

Fotos do andamento das obras:
  • Altar:



  • Ex-sala de Educação Artística, futuras instalações da nova biblioteca STS:


  • Vista da capela:

  • Concretando a laje da capela




Residência Unifamiliar em Ibiam - Santa Catarina

Elaboração de projeto residencial unifamiliar para Ibiam, Santa Catarina.
Os estudos estão em andamento e o terreno de 600m² de área contará, além da casa de aproximadamente 250m², com quiosque e piscina. No terreno todo será desenvolvido um paisagismo próprio com a valorização dos espaços construídos.

Em breve fotos do terreno e das concepções de projeto.

domingo, 3 de agosto de 2008

Prédio Residencial em Cruz Alta, Rio Grande do Sul

Cruz Alta já conhece a qualidade e a confiabilidade trazida pela Construtora Friedrich Ltda aos seus imóveis. Pois agora, lançamos um novo empreendimento. Ainda sem nome definido, uma vez que estamos em fase de fechamento de grupo, com este lançamento da Construtora Friedrich você poderá realizar o sonho de morar com qualidade em um imóvel de excelente localização!

Abaixo, vistas do prédio, com estudos iniciais de tons, que poderão ser modificados de acordo com os futuros proprietários:








Complexo Familiar em Itaara - Rio Grande do Sul

Num sítio de 4 hectares situado em Itaara, próximo a Santa Maria, no Rio Grande do Sul, será implementado um complexo familiar.
Este será composto de uma edificação residencial com mais de 500 m² de área construída, área de lazer com quiosque e piscinas, quadras de esportes, pomares, espaço para abrigo dos animais e local próprio para estacionamentos internos ao terreno.

Os estudos estão em processo de finalização. Abaixo, algumas fotos da parte do sítio em que implementaremos os estudos de projetos:

Reforma e revitalizações internas no Colégio Franciscano Santíssima Trindade

Com o desenvolvimento do projeto da fachada do colégio, quando ainda era acadêmica, adquiri a confiança das responsáveis da instituição e me tornei a arquiteta da escola. Desde lá, desenvolvemos pequenas modificações internas, como:

  • A aplicação dos tons externos na parte interna:



  • Projeto de rampa para acesso ao setor infantil, substituindo uma escadinha, até então existente no local:


  • Reformulação da pracinha já existente com a troca do piso para emborrachado, previlegiando a segurança das crianças:


  • Criação de uma pracinha para as crianças menores, deixando-as separadas das mais velhas, situada onde inicialmente funcionova uma horta das irmãs.



  • Reforma em algumas salas de pré-escola, com a adaptação dos banheirinhos para as crianças:


Reforma de Residência Unifamiliar

Reforma Total de Residência Unifamiliar, realizada em 2007.
Abaixo, desenhos a mão livre da casa como é e, do novo traçado.


O proprietário sentia a necessidade de aumentar sua garagem de apenas uma vaga para 2 vagas, e tinha a intensão de modernizar a fachada como um todo, além de melhorar as instalações internas com a redistribuição de alguns ambientes, criação de novas peças e aplicação de modernos materiais.

Casa Original:
Propostas de evolução e tons:


sábado, 2 de agosto de 2008

Restauração completa de edificação

Logo depois de formada, o primeiro projeto que realizei foi a restauração total e a troca de uso de uma casa antiga da cidade de Cruz Alta. A casa, que já havia sido segmentada e que durante anos fora dividida entre Restaurante, Igreja Universal do Reino de Deus e Academia, foi totalmente preparada para receber o Sistema Educacional Galileu - SEG.
Externamente, a edificação foi modernizada, obedecendo os padrões da escola. Internamente, adaptada às exigências de instalações da instituição. Uma rampa interna, estabelece a relação entre os desníveis do prédio e coloca a escola no sistema de inclusão para PNEs - portadores de necessidades especiais.