quinta-feira, 26 de março de 2009

Residência Unifamiliar - Ibiam, Santa Catarina!

Já iniciaram-se as obras da edificação residencial projetada em dois pavimentos, totalizando 222 m² de área, situada em Ibiam, oeste catarinense. Os projetos foram elaborados, discutidos e aprovados no final de 2008.

Vista frontal do terreno em janeiro/2009.

Vista lateral do terreno em janeiro/2009.
Vista do terreno dos fundos para a rua em janeiro/2009.


Março 2009 - Infra-estrutura pronta e alvenarias já levantadas.

Março 2009 - Vista interna da casa.

Março 2009 - Garagem.


quarta-feira, 18 de março de 2009

Foi de aproximadamente dois anos a duração dos trabalhos de restauração e revitalização de alguns espaços internos do Colégio Franciscano Santíssima Trindade, em Cruz Alta, Rio Grande do Sul.
A Escola ambicionava transformar sua infra-estrutura e através dela tornar sua qualidade de ensino ainda mais forte e sólida.

Para isso, foram remodelados dois espaços da escola: Capela e Biblioteca.

Os dois ambientes passaram a se instalar no prédio cental da escola e foram denominados como "Coração do STS", pois acredita-se que em um colégio Franciscano, ensino e religiosidade andam de mãos dadas.

A biblioteca recebeu uma área privilegiada. Ampla foi segmentada em pavimentos, com salas de estudos, espaço internet, acervo de fácil acesso e grande salão de leitura.

A biblioteca infantil também se fez presente no novo complexo da escola. As crianças e os jovens ganham a mesma importância quando o assunto é aprendizagem.

A capela foi replanejada e transformada em espaço sagrado intimista que convida o fiel a sentir-se mais próximo de Deus.

Abaixo algumas fotos ilustram a evolução das obras:
Fachada do prédio que sofreu intervenção.



Mais ou menos na metade da obra, foi organizada uma visitação nos espaços para que os alunos pudessem matar a curiosidade sobre o que estava sendo realizado no colégio. Para tal, imprimi painéis que ficaram expostos em cada ambiente ligando a reforma ao produto final a ser alcançado.


Vou me utilizar desse artifício aqui também, para que todos, mesmo os que não conhecem o colégio pessoalmente, possam ter uma melhor visualização dos processos, através das áreas em destaque.




CAPELA:

Vista da Capela Original da Escola no sentido fiéis-altar (Capela Antiga).

Vista da capela no sentido altar - fiéis (Capela Antiga)

Início das atividades - piso - forro.

A estrutura teve que ser recalculada para suportar as novas cargas. As paredes, muito antigas, estavam inclinadas para fora. Tivemos que estruturar o novo espaço da capela com pilares e vigas, capazes de suportar o peso na nova laje que faria o acabamento da estrutura. Internamente foi construída outra parede respeitando o prumo e mantendo a original que ficou amarrada à nova estruturação do espaço.

Pilares já concretados e o novo espaço da capela já definido. Ela foi reduzida pela metade em seu comprimento e a área que sobrou foi adicionada aos espaços da biblioteca.

Já com todo o forro removido e os pilares concretados.

Capela!


Madeiramento formando a estrutura que segura o forro inclinado na capela.

Eu verificando a inclinação da estrutura de apoio ao novo forro.

Forro começando a ser colocado.

Em fase mais adiantada.

Capela em fase de finalizações e acabamentos. As paredes curvas do altar estão quase prontas.

Detalhe do piso da capela e os recortes que aguardam a colocação do granito.




BIBLIOTECA JUVENIL:
RECEPÇÃO E ACERVO:


Espaço biblioteca, ganhando forma.

Vista do salão de acervo e escada que leva ao mezanino.

Vista do mezanino para o salão de acervo.

Escada de acesso ao mezanino.

Estudos de cores.



MEZANINO:

No mesmo prédio, após a capela, situava-se a sala de Artes que agora viraria o mezanino da biblioteca. Aí já intervindo na mesma.

Nova escada dá acesso ao mezanino

No mezanino ficarão situadas as salas de estudos em grupos ou individuais.




SALÃO DE LEITURA E PESQUISA:
Este espaço não existia no prédio original. Como a capela foi reduzida pela metade em seu comprimento, aproveitamos a área que sobrou, e dividimos o pé direito de 7,5 m em dois pavimentos para melhor atender as necessidades da biblioteca da escola.


Segundo andar - espaço leitura e pesquisa.



BIBLIOTECA INFANTIL:
RECEPÇÃO:


Ainda no mesmo prédio, a sala adotada para biblioteca infantil. Esta sala situa-se embaixo da antiga sala de artes, transformada em mezanino.


O acesso à biblioteca infantil se dá pelo pátio da escola e tem identificação separada da biblioteca juvenil.


Acesso da sala de leitura com a sala de recepção da biblioteca infantil.


Sala de acesso à biblioteca infantil quase pronta.


Degraus em granito fazem o elo entro os dois espaços da biblioteca infantil.



SALÃO DE LEITURA E HORA DO CONTO:


Sala de leitura na biblioteca infantil tem acesso ao jardim da escola.


Colocação da escada palquinho no espaço leitura da biblioteca infantil. Aí se dá o acesso entre as duas bibliotecas (Juvenil e Infantil). Esse acesso é restrito aos funcionários e para uso esporádico. Por isso, o ludicismo foi empregado na escada-palquinho, para que as crianças possam tirar proveito da estrutura que se exigia existir ali.

Piso emborrachado, compondo a sala de leitura infantil.

terça-feira, 17 de março de 2009

Reforma em Banheiro Residencial

Um banheiro social de área 5,40m², situado em uma residência unifamiliar, foi estudado com o intuito principal de modificar o ambiente, assim paginado há mais de 13 anos, sem perder a classe e a neutralidade.

Os proprietários tinham o intuito de modernizar, sem deixar extravagante ou exagerado, para que o ambiente possa servir a família por muitos anos.


Nessa linha, adotou-se no piso um porcelanato de alta resistência quadrado e fosco subindo até pouco menos da metade inferior da parede. A partir dessa marca foi usado um porcelanato acetinado e retangular para o acabamento.


Atualmente, tendencia-se utilizar peças cada vez maiores na paginação de pisos e paredes. Esse banheiro ganhou cara nova com a simples remodelagem do layout em peças mais robustas.

Em contrapartida, o ladrilho de vidro, em mosaico verde, delicado e sofisticado, faz a ligação entre esses dois porcelanatos tão distintos e garante a harmonia do conjunto. Foi utilizado com 15 centímetros de altura e não apenas 7,5 cm como usualmente se vê em faixas de banheiro.

Ousando nos tons esverdeados e quebrando o clean imposto pelas outras peças, combina com o vidro temperado verde, escolhido para o box do chuveiro.

Os porcelanatos possuem riscas que conferem charme ao resultado final.
Os acabamentos metálicos também foram modernizados.




Foto do banheiro antes da intervenção


Detalhe da faixa e acabamentos


Em final de execução e o detalhe claro do contraste entre as peças. O brilho do porcelanato Living WH retangular, na face superior, é quebrado pelo porcelanato linho bege, quadrado e fosco, utilizado na parte inferior da parede.

Vista geral do novo layout do banheiro




De outro ângulo





Com o box em vidro temperado esverdeado

Marcando a diferença entre os porcelanatos Linho Bege, e Living WH. Descaque também para os acabamentos. Na nova válvula de descarga optou-se pela Hydra Duo, que possui 2 opções distintas de timer para despejo de água.




Em detalhe o mosaico de ladrinho verde e as peças de porcelanato. Vale reforçar a válvula de descarga que proporciona um uso mais sustentável da água.


Como tudo na arquitetura é detalhe, vai aí um detalhe do mosaico.