Abaixo, algumas fotos do ambiente, antes da reforma:





Como a clínica trabalha principalmente com a parte estética da fisioterapia, a proposta foi torná-la aconchegante e instigante para as clientes na busca pela beleza.






Para criar um hall de entrada e dividir a circulação de acesso das salas, havia uma estrutura de tijolos de vidro e madeira.
Vista da sala. Lareira centralizada, televisão deslocada. E sala de jantar.
A lareira em alvenaria com tijolos refratários como acabamento da boca.
Entre as salas de estar e jantar havia um espaço que funcionava como área externa. Portas de correr isolavam essa área. Como o vento era muito forte, os proprietários já haviam fechado o espaço com vidro temperado, porém o mau sistema de vedação adotado, continuava permitindo a passagem do vento e ainda gerava um ruído incômodo.
Vista da área externa e a visualização das portas que a isolava das salas e da janela de vidro temperado.
A área externa conta com um corredorzinho que levava até a janela da suíte do casal, tirando muito a privacidade deles tanto visualmente quanto acusticamente.
Vista da sala de jantar. O espaço estava mal dimensionado. Os móveis estavam "esmagando" o ambiente. Vista da porta-janela que leva ao espaço externo.
A escadaria que leva ao pavimento de cobertura tem estrutura forte e é adorada pelos proprietários. A idéia foi mantê-la, restaurando a madeira e criando armários embaixo dela para otimização do espaço.
Estudos e Propostas: Estudo para área externa do apartamento - acesso de condomínio.
Ainda em estudo de implementação.Os tijolos de vidro seriam removidos e uma nova estrutura de gesso e madeira faria o apoio do hall de acesso ao apartamento. A cristaleira da sala de jantar seria trocada por um armário de função tripla executado entre o pilar e a parede. Como o pilar existente era de 45 cm, teve-se espaço para criar 2 ambientes distintos. Para a sala de jantar: cristaleira. Para o agora novo corredor - o quer traz conforto e privacidade aos que utilizam o banheiro social - espaço para porta retratos, pequenos vasinhos de flor e objetos de decoração.
Idéia para a lareira: deixá-la reta, através de móvel de madeira escura, revestindo a boca da lareira de granito e deixando suporte para TV. Ou seja, centralizar no mesmo bloco as duas importâncias nessa sala de estar: lareira e televisão.
A escada será toda restaurada e, no espaço embaixo dela, criado armários aproveitado o espaço com prateleiras e gavetas para organizar livros e pertences pessoais.
Outra vista da escada. Para todos os móveis, mandados fazer sobre medida, utilizou-se duas cores de lâminas de madeira, uma escura, com os veios fazendo ligação com a madeira escura existente na escada e uma clara, abrindo as cores do ambiente e propondo contraste.
Etapas de Obra: As portas que dividiam os espaços entre as salas e a área externa fechada foram removidas e os vãos quebrados. Permaneceram apenas os locais onde existiam vigas ou pilares. Para maior conforto, a janela de vidro temperado que fechava o ambiente foi trocada por janela de alumínio e vidro duplo 4+6mm com câmara de ar interno e extremamente vedado. Assim, o apartamento de cobertura que sofre bastante com o vento, estaria mais protegido dele e também do ruído externo.
Vista da sala em obras.
Vista da sala de jantar para a área externa fechada.
Vista da sala de jantar, enxergando o bloco da lareira e a área externa - que agora passa a fazer parte da sala.
O piso laminado foi todo arrancado e o contrapiso nivelado para a colocação do porcelanato.
O espaço externo, passa a ser interno e amplia muito o espaço social do apartamento.
O corredorzinho estreito que fazia lateral para o dormitório do casal foi separado do espaço da sala através de uma parede de gesso acartonado recheada de lã de rocha. O gesso já tem boas propriedades acústicas, com o auxílio da lã de rocha então, trará muito conforto ao casal, que ficou com uma sacadinha privativa. A sala de Estar recebeu detalhes em gesso e a área externa segue com lençol de gesso, ajustando os pontos de luz e promovendo integração.
Com o porcelanato já acentado, o apartamento começa a ganhar leveza. Optou-se pelo piso acetinado e branco - Bianco Arni Polido com PI4 da Portinari. Cada peça tem 60x60 cm.
Nos quartos o laminado também deu lugar ao porcelanato, igual ao da sala só que em formato 45x45 cm. Apenas no dormitório do casal manteu-se o carpete, trocando o antigo por um mais moderno e espesso, por preferência deles.A lareira já revestida de granito verde, substituindo os tijolos refratários quebrados pela pedra. Formou-se um degrau de granito, dando acabamento a boca da lareira.
Com a janela termo-acústica já instalada e a minha realização como estudante de mestrado na área em estar empregando as técnicas estudadas nos meus trablalhos.
Vista da sala de jantar.
Vista para o acesso. Com o piso colocado e a muretinha de tijolos de vidro já removida.
Detalhe da paginação de piso adotada. Acesso e circulações a 45 graus, salas e dormitórios com colocação linear.
Detalhe da obra.
Escada e o vão onde será colocado o novo armário.